Dicas para o controle financeiro da sua empresa

Boa parte dos empreendedores entendem que um bom controle financeiro empresarial é uma das chaves para o sucesso nos negócios. 

 

Manter uma gestão eficiente das finanças permite que empresas possam se estruturar para se desenvolver e crescer com segurança.

 

Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre como fazer um acompanhamento eficiente e adequado e sobre quais ferramentas utilizar, pois uma má gestão pode colocar a perder todo o progresso inicial.

 

Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a entender a importância de estruturar o seu controle financeiro, independente do tamanho da sua empresa. 

 

Como funciona o controle financeiro de uma empresa?

 

O processo do controle financeiro da empresa é responsável por trazer consistência e objetividade a rotina financeira e contábil do negócio, gerenciando o fluxo de caixa, operações de emissão e baixa de notas fiscais, boletos, conciliações bancárias e demais operações.

 

A prosperidade e o sucesso de uma empresa está diretamente ligada a uma boa gestão de seus processos internos. Dessa forma, o controle das finanças é a base para a sustentar qualquer negócio, seja pequeno, médio ou grande, de qualquer setor. 

 

Vamos falar sobre os processos mais importantes:

 

-Análise do fluxo de caixa;

 

-Obrigações, direitos e riscos;

 

-O controle de entradas e saídas;

 

-Avaliação de relatórios financeiros;

 

-A checagem de dados patrimoniais;

 

-Saldos bancários e reservas financeiras;

 

6 dicas para ter controle financeiro empresarial sempre em dia

 

A seguir, veja algumas dicas para colocar em dia o seu controle financeiro e otimizar essa parte tão importante da empresa. 

 

  1. Faça sempre o controle de caixa

 

Acompanhe de perto todas as entradas e saídas de dinheiro do seu caixa diariamente, ou no máximo, semanalmente. Este é um dos processos mais importantes do seu controle para evitar o acúmulo de dívidas e garantir dinheiro em caixa para futuros investimentos. 

 

Quanto antes alguma suposta falha for detectada, seja sobra ou falta de dinheiro, mais rápido alguma ação pode ser tomada para garantir a saúde financeira dos negócios, como recorrer a crédito junto ao banco ou antecipação dos próprios recebíveis.  

 

  1. Organize os custos e receitas 

Organizar os custos e receitas é fundamental para manter a saúde financeira de seu negócio. Por isso, dê atenção aos recursos provenientes da venda de uma prestação de serviços, ou de mercadorias. Faça uso de uma planilha de gastos. 

 

Custos fixos

Custos fixos são as despesas relacionadas à atividade da empresa, mas que não variam com a quantidade vendida. 

Exemplos: salários, aluguel, maquinário etc.

 

Custos variáveis

Aqui entram os custos que variam pois não têm um valor exato mensal. 

Exemplos: contas de água e luz, despesas com copa, horas extras, custos pro rata (como o plano de internet que pode variar conforme acessos) etc.

 

  1. Planeje os pagamentos e recebimentos

Uma planilha de controle financeiro completa pode ajudar nessa missão, de forma a organizar e deixar planejados os pagamentos e recebimentos. Assim, não se corre o risco de ter que lidar com multas e atrasos, o que gera descontrole no caixa e fiscal.

 

  1. Avalie o capital de giro

Alinhe o investimento planejado para que seu negócio flua com o faturamento real que será gerado. Isso evita possíveis incidentes com o capital de giro.

 

Conheça todo o ciclo operacional da sua empresa e defina bem as despesas que fazem parte de cada demanda.

 

  1. Crie um fundo de reserva 

Manter um fundo de reserva para utilizar com gastos inesperados é importante. Porém, este fundo deve ser criado em um momento onde a empresa esteja com aquele excedente de recursos que pode ser guardado, sem causar danos no fluxo de caixa, para uso nestas eventuais situações. 

 

  1. Automatize os processos 

Ao fazer uso de um sistema de gestão integrado, que automatiza os seus processos e permite que a sua equipe se torne mão de obra estratégica, o seu dia a dia empresarial é totalmente otimizado e você ganha muito mais tempo para pensar nos negócios com clareza, objetividade e dados totalmente precisos.

 

Além disso, investir em uma contabilidade aliada aos processos garantem maior precisão no registro de dados. É  importante ter em mente que planejar e executar uma gestão financeira empresarial com eficácia é a base para viabilizar qualquer tipo de negócio

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Vamos
conversar?

Preencha o formulário com seus dados e nos envie. Um de nossos especialistas retornará o contato o mais rápido possível!

Entre em contato conosco

Envie-nos seus dados e entraremos em contato com você para agendar um horário para conversarmos.

Atendimento via WhataApp
Enviar pelo WhatsApp