5 dicas para administrar seu Salão de Beleza e aumentar o faturamento

Em um mercado tão competitivo quanto salão de beleza, você não pode ficar atrás de nenhum concorrente e se você está aqui é porque está em busca de conhecimento sobre como administrar um salão de beleza. 

 

Esse é um passo muito importante para conseguir fazer a sua empresa crescer e ser lucrativa. 

 

Muitas mulheres e até homens têm como prioridade todos os meses cuidar da beleza, vale ressaltar que o mercado de salões de beleza e estética está em constante crescimento em nosso país, pois existe sempre demanda por esses serviços. 

Dicas de como administrar um salão de beleza

Muitas tarefas fazem parte da vida de um empresário, independentemente de qual seja a área de atuação. 

 

Por isso, para facilitar a vida, trouxemos 5 dicas para você colocar em prática no seu Salão hoje: 

 

  1. Faça uma boa e organizada agenda de clientes

 

Controlar todos os agendamentos para que não sobrecarregue a sua equipe, o que acabará resultando em atrasos. Portanto, resista à tentação de fazer uma agenda super apertada e deixe um pequeno intervalo entre um cliente e outro para dar tempo aos seus funcionários para se recomporem. Sem falar que caso haja algum atraso, você não corre o risco de deixar a agenda do dia uma verdadeira bagunça.

 

Aproveite a proximidade com os clientes para buscar sempre conseguir o máximo de contatos diferentes do cliente, para poder avisá-lo no caso de algum imprevisto. Tenha uma agenda bem organizada. 

 

Uma possibilidade interessante é a implementação de um sistema de agendamento on-line! Mas, lembre-se que é preciso ter alguém por trás desse sistema para garantir que tudo estará funcionando como deve.

 

  1. Saiba como fazer um bom fluxo de caixa

 

Para controlar isso, o ideal é que você classifique as despesas em fixas e variáveis. Os gastos fixos são aqueles que você tem todos os meses e cujo valor não muda. Por exemplo, o aluguel do salão ou de algum equipamento, o seguro que você paga, a parcela da compra de algum equipamento, dentre outros.

 

Já os gastos variáveis são aqueles cujo valor pode mudar de um mês para outro. Por exemplo, a conta de água e de luz, a comissão para os colaboradores (dependendo da forma que eles foram contratados), manicure freelancer que você contrata esporadicamente quando tem muitos horários agendados para esse serviço, dentre outros. 

 

Ao controlar as despesas e fazer essa classificação, você poderá projetar a média de lucro que precisa ter para pagar todas as contas e ainda sobrar dinheiro para o seu próprio salário e para investir em melhorias no salão. 

 

  1. Encontre diferenciais no seu negócio 

 

Fazer o básico bem feito é obrigação, não é um diferencial. 

 

Parte do trabalho de saber como administrar um salão de beleza, está em encontrar diferenciais para os seus serviços. Já que isso é o que vai trazer um aspecto único para o seu salão. 

 

Lembre-se que as pessoas não podem ver o seu negócio como mais do mesmo, como algo que elas encontram em qualquer esquina. Porque, se isso acontecer, você corre o risco de não ser a primeira opção para os clientes.

 

Portanto, além da criação de uma boa experiência, também aposte na criação de diferenciais que não são encontrados na concorrência. Você pode criar combos, como um dia da beleza, com direito a corte de cabelo, serviço de manicure e pedicure, massagem e depilação por um preço especial, para quem já é cliente por exemplo. Também podem ser feitas campanhas especiais em datas comemorativas.

 

  1. Faça uma boa gestão de colaboradores 

 

Sua equipe é a alma do seu empreendimento, e um dos segredos de como administrar um salão de beleza está diretamente ligado às pessoas que trabalham nele. Afinal, elas estarão em contato com os clientes e, portanto, estarão representando a sua marca. 

 

Para garantir que tudo saia como o previsto, você pode investir em programas de treinamento que foquem não apenas no desenvolvimento técnico, mas que também tenham como foco o tratamento dado ao cliente.

 

Além disso, escute o que os seus colaboradores têm a dizer. Eles podem ter uma visão diferente do negócio e do que pode ser feito para aumentar as suas chances de sucesso. Sem falar que, eles estão em constante contato com os clientes e podem trazer informações importantes para você.

 

  1. Tenha um controle financeiro

 

O controle financeiro provavelmente é uma das primeiras coisas que as pessoas pensam quando se fala em administrar um negócio. Portanto, com o salão de beleza essa realidade não é outra.

 

Para fazer esse controle o ideal é que você crie planilhas ou utilize softwares destinados a esse controle. Evite fazer o controle manual já que as chances de você esquecer de lançar algum gasto ou algum dinheiro que entrou é muito grande. Sem falar que existe também uma grande chance de que erros sejam cometidos.

 

Outra dica importante é que você tenha uma projeção dos custos para manter o salão funcionando. Assim você saberá quanto de dinheiro precisa entrar, quando os gastos serão maiores e assim por diante.

 

Fazer a contratação de um bom contador precisa estar na sua lista de prioridades com o seu salão, assim, você garante que os seus impostos serão pagos conforme previsto em lei. Não hesite em contar com ajuda de profissionais especializados. 

 

A ORGANIZA PODE TE AJUDAR 

 

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos considerados especialistas em Salões de Beleza, Estética e Clínicas. Auxiliando no crescimento e fortalecimento das empresas.  

 

Somos responsáveis por proporcionar soluções em um mercado de trabalho cada dia mais acirrado, contribuindo em detalhes que podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Vamos
conversar?

Preencha o formulário com seus dados e nos envie. Um de nossos especialistas retornará o contato o mais rápido possível!

Entre em contato conosco

Envie-nos seus dados e entraremos em contato com você para agendar um horário para conversarmos.

Atendimento via WhataApp
Enviar pelo WhatsApp