Pró-labore: o que é e como calcular na sua empresa

Uma das primeiras coisas que um empresário precisa aprender é separar as contas pessoais da conta da empresa. Isso é um conhecimento básico e que ajuda a evitar problemas no futuro.

 

Para fazer essa diferenciação, o dono ou sócios da empresa devem receber um pró-labore definido em contrato. 

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você saber como isso funciona e como calcular o valor correto para sua empresa.

 

O que é pró-labore e como ele funciona?

 

O pró-labore é uma remuneração oferecida pela empresa ao dono, sócios ou administradores que dedicam seu trabalho para a companhia.

 

É importante diferenciar o pró-labore do salário já que, em termos jurídicos e tributários, eles não são a mesma coisa. Na prática, para o sócio, o pró-labore funciona como um salário, mas para a empresa não.

 

O pró-labore é isento de regras obrigatórias que incidem sobre o salário, sabia? Ou seja: não há 13º ou férias nesse caso.

 

Em compensação, o pró-labore pode ser alterado mais facilmente e pela vontade dos sócios e administradores da empresa. 

 

Já em termos contábeis, o pró-labore também é diferente do salário pois é taxado de maneira diferente e com regras distintas.

 

Recentemente, a Receita Federal ajudou a explicar a tributação do pró-labore e recomendamos a leitura do nosso artigo especial para compreender melhor as normas do assunto.

 

Por que usar o pró-labore na sua empresa?

 

Sim, o pró-labore acaba sendo obrigatório. Vamos explicar!

 

Por lei, não pode haver nenhum pagamento para o sócio ou administrador enquanto o pró-labore daquele mês não for depositado para ele. Por essa razão, é importante que haja um valor definido para que permita outras transferências, como a distribuição de lucros.

 

Além disso, o pró-labore tem outras vantagens importantes.

 

Especialmente com pequenas empresas, é comum que haja uma mistura entre as contas da empresa e do dono. Todo dinheiro que entra na empresa acaba sendo destinado como se fosse do dono também.

 

Todavia, isso é um hábito ruim de administração, pois camufla os resultados financeiros do negócio e causa confusão tributária e contábil. Por isso, é bom separar as coisas com um pró-labore adequado.

 

Como calcular um pró-labore justo?

 

O primeiro passo para isso é pesquisar no mercado a média salarial que alguém na mesma posição recebe. Por exemplo, quanto um administrador de empresas ganha por mês?

 

Com base nisso, deve-se olhar para as finanças da empresa e ver se ela já tem as condições de absorver este pró-labore sem prejuízos. Se sim, ótimo! Se não, devemos passar para o próximo passo.

 

Se a empresa não consegue absorver o pró-labore no momento, então é preciso precificá-lo nos produtos e serviços vendidos. Isso inclui, na prática, aumentar o preço dos serviços para que caiba o pagamento. 

 

A ORGANIZA PODE TE AJUDAR 

 

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos considerados especialistas em Salões de Beleza, Estética e Clínicas. Auxiliando no crescimento e fortalecimento das empresas.  

 

Somos responsáveis por proporcionar soluções em um mercado de trabalho cada dia mais acirrado, contribuindo em detalhes que podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Vamos
conversar?

Preencha o formulário com seus dados e nos envie. Um de nossos especialistas retornará o contato o mais rápido possível!

Entre em contato conosco

Envie-nos seus dados e entraremos em contato com você para agendar um horário para conversarmos.

Atendimento via WhataApp
Enviar pelo WhatsApp