Tem dúvida sobre imposto de renda? A Organiza explica

 

Entre os meses de março e abril os brasileiros encaram aquele que é considerado o tributo mais abrangente do país. O leão, mascote escolhido para representar o Imposto de Renda (IR) na década de 70, inclui cidadãos com rendimentos acima de um determinado valor, que precisam prestar contas à Receita Federal (RF) anualmente. 

 

Sendo assim é importante estar atento e bem informado com a contabilidade para declarar as suas despesas, e evitar multas e problemas com as autoridades.

 

O IR é um tributo cobrado anualmente pelo governo federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. O valor do imposto varia de acordo com os rendimentos declarados, de forma que os cidadãos com renda maior pagam mais. Na lista de rendimentos tributáveis estão incluídos salários, aluguéis, prêmios de loteria e investimentos. 

 

Como o Imposto de renda é uma tributação aplicada tanto para cidadãos quanto para empreendimentos, ele se divide em duas categorias. Existe, portanto, o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

 

Como funciona o Imposto de Renda?

 

O Imposto de Renda é retido mensalmente no salário dos brasileiros ou pago com base em outros rendimentos. A declaração anual é uma forma de a Receita Federal verificar se o contribuinte está pagando mais ou menos tributos do que deveria.

 

Se for detectado que você pagou menos impostos do que o definido, é necessário compensar. Assim que a declaração é preenchida, o valor é informado e pode ser pago por boleto bancário ou débito automático. Já no cenário contrário, ocorre a restituição do imposto que você pagou a mais.

 

Para isso, o contribuinte deve declarar tudo o que ganhou no ano anterior. Depois, é possível informar algumas despesas realizadas no mesmo período. Elas podem ser abatidas na declaração e reduzir o valor dos impostos pagos.

 

Quem declara o Imposto de Renda em 2023?

 

Como você viu, existem alguns critérios para definir quem deve ou não declarar o Imposto de Renda. Se você está em dúvida se precisa fazer a declaração, o ideal é conferir os fatores definidos no site da Receita Federal.

 

Podemos adiantar que isso dependerá do valor dos rendimentos que você obteve no ano passado e das transações financeiras realizadas. Se estiverem fora da faixa de isenção definida pelo Governo, há a obrigação de preencher e entregar a declaração dentro do prazo.

 

As definições podem se modificar a cada ano. Assim, é preciso conferir as regras no site para não ter dúvidas ou cometer erros.

 

A Organiza pode ajudar

 

Conte com a Organiza para cuidar dos seus serviços de contabilidade. Nós cuidamos da burocracia governamental enquanto você cuida do crescimento da sua empresa. 

 

Estamos há mais de 37 anos no mercado e somos considerados especialistas em Salões de Beleza, Estética e Clínicas. Auxiliando no crescimento e fortalecimento das empresas.  

 

Somos responsáveis por proporcionar soluções em um mercado de trabalho cada dia mais acirrado, contribuindo em detalhes que podem fazer toda a diferença para o sucesso da sua empresa.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Vamos
conversar?

Preencha o formulário com seus dados e nos envie. Um de nossos especialistas retornará o contato o mais rápido possível!

Entre em contato conosco

Envie-nos seus dados e entraremos em contato com você para agendar um horário para conversarmos.

Atendimento via WhataApp
Enviar pelo WhatsApp